Direito Penal

MÉDICOS PERITOS QUE SE ASSOCIARAM A ESQUEMA DE FRAUDE RESPONDERAM POR ESTELIONATO

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (16) a Operação Ponto Final 2, que investiga um grupo de peritos médicos da agência de atendimento da Previdência Social em São Carlos (SP).

A investigação, que teve início após denúncias, aponta que especialistas da cidade não cumpriam a carga horária de trabalho e rotineiramente atendiam em suas clínicas particulares e em hospitais da região no horário em que deveriam estar realizando perícias.

Existem suspeitas também de que os médicos se associaram em um esquema de fraude ao registro de ponto, realizado por senha. Foi detectado que existiam dois grupos de médicos que registrava seu próprio ponto e dos demais.

A investigação contou com o apoio da APEGR- Assessoria de Pesquisa e Estratégica e de Gerenciamento de Riscos , da Previdência Social.

Mandados

Os investigados serão indiciados pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato, abandono de função pública, prevaricação e associação criminosa e estão sendo cumpridos mandados de condução coercitiva, busca e apreensão em consultórios e hospitais.

Além disso, estão sendo cumpridas notificações da decisão de afastamento provisório do serviço público, como proibição temporária dos investigados de entrarem no edifício da agência de atendimento da Previdência na cidade.

Araraquara

No ano passado, a Polícia Federal promoveu a Operação Ponto Final I, também para investigar fraudes nos registros de pontos de médicos do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), porém em Araraquara (SP).

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva e os investigados do serviço público foram temporariamente afastados por decisão da Justiça Federal.

Fonte: Polícia Federal

Leave A Comment